domingo, junho 17

Atualização Semanal

Olá a todos.
Trago mais um dos infindáveis posts semanais de notícias sobre o desenvolvimento do jogo e ferramentas associadas.
O Victor "Lucius", no MapMaker, atualizou os métodos clone das classes Weapon, Armor e Accessory, pois do modo que estavam eram copiadas como simples itens. Ele também fez um método equals personalizado na classe Item. Agora está trabalhando nas checagens do diálogo de criação de baús, para evitar que itens inexistentes estejam dentro deles, além de adicionar verificações nos campos de quantidades de itens do baú, feita char a char ao invés de baseada em Exceptions, para não necessitar gerar toda a stack trace dos errors.
O Felipe continuou seu trabalho nos sprites de personagens, criando alguns estilos de cabelo, um padrão de olhos e roupas básicas.
Eu (Ogawa) arrumei alguns tamanhos de fonte errôneos que causavam cortes de palavras em alguns dos diálogos de confirmação de saída. Também foi arrumado um problema que fazia com que a tela do jogo e seus menus piscassem de modo intermitente, além de ser adicionado o menu de opções às telas do jogo. Também foi corrigido um erro na tela de opções de controles que havia sido introduzido junto ao recém-colocado diálogo de confirmação de saída do jogo. Mais uma correção de erro, a janela do jogo anteriormente ao sair do modo tela cheia permanecia no modo de exclusividade, requerindo foco initerruptamente, mas agora funciona normalmente. Por fim, mas não menos importante, alterou-se o intervalo entre os repaints realizados nas telas de menu, agora o repaint é apenas realizado quando a tela sofre alguma alteração que precisa ser retratada. Dessa forma, o processamento gasto nas telas de menu quando nenhuma ação é tomada é próximo a nulo, muito diferente do que ocorria anteriormente em que as telas do menu gastavam mais processamento que o jogo em si. Optou-se por não utilizar a mesma lógica para as telas do jogo visto que essas realmente necessitam de atualizações constantes, e checagens de mudanças para ativar repaints provavelmente piorariam o desempenho, ao invés de melhorá-lo.

Trago, ainda, um novo cronograma, mais detalhado e elaborado para melhor organização e para que possamos nos atentar a atrasos com maior precisão:

- Até o final de Junho:
Jogo/Servidor – Criação das telas de seleção e criação de salas, e de criação de contas; possibilitar que pelo menos dois jogadores juntem-se numa sala e andem pelos terrenos do jogo no modo multijogador.

MapMaker – Finalização das funções essenciais com a criação de inimigos e salvar entidades nos arquivos de mapa.

- Até o final de Julho:
Jogo/Servidor – Persistência de dados de jogadores no lado do servidor para o modo multijogador e no lado do cliente para o modo de jogador único; funcionamento pleno da criação de contas, criação de personagens, login, seleção e criação de salas; implementação de mais características do jogo, como detecção de colisões, dano (ataques e habilidades), inimigos, janelas para equipamentos, itens e habilidades, com uma interface de usuário ao mínimo simples (barras de vida e mana); adição de sons ao jogo.
Geral – Criação dos mapas até pelo menos a metade do Ato III do jogo; Término dos manuais referentes ao MapMaker; tradução dos menus tanto do MapMaker quanto do Jogo para o português.

- Até o final de Agosto:
Jogo – Adição de qualquer característica do jogo remanescente; criação dos itens, equipamentos e habilidades a serem utilizados no jogo; criação simples das missões até o fim do Ato I (apenas funcionalidade, ainda sem textos e grande parte da história em si).
Geral – Criação dos mapas restantes para o modo de história.

- Até o final de Setembro:
Jogo – Criação simples das missões até o fim do jogo; adição de textos e eventos até o fim do Ato I.

- Até o final de Outubro:
Jogo – Adição de textos e eventos até o fim do jogo.
Geral – Finalização da primeira versão das documentações necessárias.

- Até a apresentação em Novembro:
Geral – Realização de ajustes no geral, testes intensivos e preparo para a apresentação.

Por hoje é só, na próxima semana traremos mais notícias.

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