domingo, março 11

Apresentação Inicial


Caros leitores,

Este novíssimo blog foi criado para mantê-los a par do desenvolvimento de um projeto para a matéria de PDS (Práticas de Desenvolvimento de Sistemas) do Instituto Federal de São Paulo, ministrada neste ano pelos professores Ivan e Renato. Ao longo do ano atualizaremos o blog com as novidades relacionadas ao desenvolvimento.

Nós criaremos um jogo ARPG estilo Hack'n'Slash, para Desktops. A premissa do jogo é (sujeita a alterações durante o desenvolvimento):

O mago Abramelin, extremamente devoto a Deus, gostaria de purificar a raça humana com a ajuda desse Ser superior. Ele encontra um grimório com escritas antigas que descrevia como invocar o "Salvador", o "Ser Superior". Acreditando que esse Ser era Deus, Abramelin seguiu as instruções do grimório encontrado, mas acabou por invocar Lucifer, a Estrela da Manhã. Abramelin e seu grimório foram utilizados por Lucifer como meio de sua materialização no mundo humano. O jogador, um aventureiro, ao retornar ao seu vilarejo descobre que este foi atacado por uma das legiões demônicas de Sabnock. Sem sua esposa e suas filhas, passa a trilhar o caminho da vingança, acabando por erroneamente ser visto como o salvador da humanidade.

Algumas das características do jogo serão:

-> Singleplayer campaign - história para um jogador, envolvendo NPCs e quests, com suporte a saves;
-> Multiplayer - controle feito por servidor, possibilidade para jogadores criarem salas de jogo com limite de quatro jogadores, seria possível jogar a campaign com amigos. A limitação para entrar numa sala seria estar na mesma quest ativa pelos jogadores daquela sala, a fim de evitar que jogadores de nível baixo joguem com jogadores de nível alto, além de manter os jogadores num mesmo ponto da história. Além disso, pretende-se possibilitar a criação de salas no modo PvP, com mapas no estilo arena em que jogadores lutem entre si. Personagens criados pelos jogadores seriam salvos num banco de dados do servidor, e jogadores não seriam capazes de utilizar um personagem do singleplayer (armazenado localmente) para jogar no multiplayer. Jogadores precisariam criar uma conta (diretamente no cliente do jogo) para jogar no modo multiplayer, e para essa criação pretendemos utilizar ativação de conta via e-mail.
-> Multiplayer em lan - funcionamento semelhante ao multiplayer, porém não requer conexão à Internet nem conta. Um jogador cria uma sala local como host, e os outros se conectam a ele para jogar. A mesma restrição de quest ativa do multiplayer normal se aplica. Os personagens utilizados são os mesmos do singleplayer.
-> Skill trees completas, sendo que skills básicas melhorariam conforme uso, e skills avançadas seriam melhoradas com o uso de skill points, ganhos ao longo dos níveis.
-> Customização simples do personagem do jogador, com possibilidade de mudança de cores (roupa básica, cabelo, ...) e gênero.
-> Uso de arquivos de recursos .properties para internacionalização, tendo disponíveis pelo menos duas línguas (Português e inglês).
-> Customização de hotkeys.
-> "Cinematics" - eventos programados em que há animações e falas de NPCs, como se fosse um vídeo, mas feito dentro da engine do jogo.
-> AI para mobs, grande quantidade de áreas e mobs com propriedades diferentes (por exemplo, uma caverna escura com campo de visão limitado, ou um mob que causa envenenamento), UI de usuário que incluí inventário, janela de quests ("diário"), skill tree, stats e uma skill bar customizável, boss fights com eventos programados ativados de acordo com a vida restante do boss, drops de itens customizados (maiores chances de receber algo de sua classe; mais chances de receber poções quando com vida baixa; ...), dentre outras.

Por hoje é isso. Ao mais tardar, na próxima semana teremos mais.

Grupo PE (Prime Evils)

Nenhum comentário:

Postar um comentário